top of page

O PROJETO

O Programa Institucional para Concessão de Bolsas de Extensão (Pibex)  do IFPE concede bolsas a estudantes vinculados a iniciativas extensionistas, propostas por docentes ou técnicos-administrativos do Instituto. O programa tem por objetivo implementar, fortalecer e apoiar programas e projetos de extensão que contribuam para a formação cidadã dos estudantes.

​

O nosso projeto "AÇÕES EXTENSIONISTAS PARA O ENFRENTAMENTO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA CIDADE DO RECIFE" tem como principal objetivo capacitar docentes, discentes, especialistas, pesquisadores, tomadores de decisão e a sociedade civil - frente às propostas de nova conformação no planejamento urbano necessárias ao enfrentamento das mudanças climáticas e a um modelo de desenvolvimento de baixo carbono.

​

Nosso compromisso com a Organização Não-governamental Comunidade dos pequenos profetas é contribuir e oferecer suporte para o planejamento das visitas guiadas com o objetivo de busca elevar a consciência ambiental dos participantes, contemplando as suas vivências e oportunidades, instrumentalizando-os na aplicação do conhecimento em suas atividades e práticas do dia-a-dia em prol de uma atuação mais segura e eficiente em sintonia com a premissa da sustentabilidade. 

QUEM SOMOS

Mariana Aragão 

Formada no curso Técnico de Meio Ambiente pela Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra (ETEASD) e Pós-intercambista pelo Programa do estado de Pernambuco "Ganhe o Mundo" (PGM) tem sua vida voltada ao estudo e serviço ambiental desde o ensino médio, principalmente depois de ser inspirada pelas belezas da Nova Zelândia, país onde passou um semestre e teve a oportunidade de conhecer a técnica dos "Telhados Verdes". Hoje, se encontra, como graduanda do curso superior em Tecnologia de Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Recife e atual pesquisadora bolsista na linha de pesquisa de Planejamento Ambiental pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o tema "Obrigatoriedade dos Telhados Verdes na cidade do Recife". Além disto, é pesquisadora voluntária pelo Programa Institucional para Concessão de Bolsas de Extensão (PIBEX), onde desenvolve ações de cunho educativo com o objetivo de alcançar propostas de enfrentamento às mudanças climáticas.

 

Se pudesse escolher um único ambiente para trabalhar eternamente, escolheria a CIDADE, pois acredita ser um espaço propício e favorável para o desenvolvimento de ações e iniciativas de cunho ambiental, social e cultural visando o equilíbrio necessário para vivermos com qualidade de vida, e qualidade ambiental.

Isadora Carvalho

Atualmente é graduanda em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Pernambuco e bolsista do Programa Institucional para Concessão de Bolsas de Extensão (Pibex), em 2017 participou do PIBEX na área temática de saúde com o projeto “Saúde Mental e Educação: construindo diálogos” que foi desenvolvido em uma escola e no IFPE campus Recife com o intuito de sensibilizar as pessoas com relação a diminuição do preconceito e de estigmas. Tem demonstrado interesse pela área ambiental após experiência vivida pelo Programa Ganhe o Mundo do Governo do Estado de Pernambuco.

 

No curso de Gestão Ambiental o que mais lhe encanta é a oportunidade de conciliar o bem-estar do meio ambiente e das pessoas com os interesses econômicos e sociais promovendo então a sustentabilidade.

Rafaela Nunes

Formada, Técnica de edificações e graduanda em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Campus Recife. Atualmente pesquisadora do Programa Institucional para Concessão de Bolsas de Extensão (PIBEX) por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), no projeto Ações extensionistas para a sustentabilidade às mudanças climáticas na cidade do Recife. Participou do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 2015 no projeto Giros – Fortalecendo a Gestão Institucional do Território Agreste Central e Setentrional de Pernambuco. O projeto visa gerir o funcionamento de assessoria, acompanhamento e monitoramento do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial, a ser implantado no Território do Rural do Agreste Setentrional de Pernambuco, composto de 16 municípios. Participou do Programa de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA) por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPESQ), em 2011 no projeto PreserVarzea – Projeto de ação educativa sobre meio ambiente no bairro da Várzea Recife-PE, onde o principal objetivo consistia em promover um estudo sobre os problemas ambientais encontrados neste bairro, focando a Educação ambiental como medida mitigadora.

​

Visa contribuir como cidadã e pesquisadora em um dos maiores desafios da nossa sociedade que é agregar o avanço da modernidade junto a sustentabilidade. Buscando levar o entendimento da importância do meio ambiente em nossa vida e de que o homem também é parte integrante do meio ambiente. Salientar que alimentarmos o conhecimento traremos um maior cuidado e respeito ao meio ambiente e desta forma contribuiremos com a conservação ambiental, consequentemente o nosso bem-estar, o da sociedade e o das gerações futuras.

Fernanda Mendonça

Graduanda em Tecnologia em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco, atualmente voluntária no (pibex q n sei o nome todo) e monitora da disciplina Teoria Geral do Turismo.  
Em 2017 participou como bolsista do PIBEX "O turismo através da educação ambiental praticado nas escolas de Olinda -PE " onde o principal objetivo consistia no uso consciente da cidade histórica para o turismo, aproximando os moradores e estudantes do EREM de Olinda dos atrativos presentes na cidade para o lazer e turismo cidadão.

bottom of page